quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Puberdade afeta #9 O que serei quando crescer?


De todas as preocupações e anseios dos jovens e adolescentes, creio que esta se sobre sai entre as outras (Será??). Quem nunca sonhou com sua casa própria, carro novo na garagem (aquele que aparece direto no comercial) e dinheiro de sobra? Imaginem só, isso tudo é muito bom, hein? Mas não se iludam. O caminho mais fácil e seguro para se conseguir isso é planejar bem o assalto através dos estudos. A partir daí, surgem as perguntas: O que estudo? A qual profissão me dedicar?
Lembra do tempo em que as pessoas elogiavam as crianças?...:
- O que você quer ser quando crescer, Luquinhas?
- Eu vou ser médico!
- Áa, que bom!


 Esse diálogo tem que ser extinto nos dias de hoje, e acredito que isso já está a caminho. Já era o tempo em que as pessoas respondiam assim.
Não seja tão sutil diante uma situação dessas. Diga a verdade nua e crua:
- O que você quer ser quando crescer, Lipe?
- Eu vou ser médico!
- Médico? Hum... E o que é que tu ta fazendo aqui, menino? Vai logo estudar! Medicina, hoje em dia, não é pra qualquer cachorro um não. Não diga que vai ser médico, mas sim que vai tentar ser um médico. Estude, estude e estude!

Essa é a realidade de hoje. Chega de “passar a mão na cabeça” dos outros. A arma do futuro é o conhecimento, e se você ficar bestando por aí, vai acabar sendo munição dos bem armados.



 E vocês, O QUE PRETENDEM SER QUANDO CRESCEREM?
 Suponhamos:

- Aaa, eu quero ser Farmacêutco!
Profissionais sem coração! Vivem da desgraça dos outros!. São aqueles que não foram capazes de passar em Medicina, e ainda se consideram médicos. (Aa, se quiserem sacaneá-los, podem fazer aquela piadinha de "farmácia" com "faz massa")
- Aaa, eu quero ser engenheiro!
Profissãozinha infiliz! Engenheiros têm peido cheiroso uma certa vantagem das outras. São eles que projetam os prédios (que desabam), pontes (quem caem) e ruas e estradas (Deviam ver a rua da praça do canoeiro, é um exemplo vivo).


Hum... Quero me formar em matemática!
Que Deus tenha piedade de sua alma! Tenho certeza que você, que pensa em ser matemático, se imagina jogando ácido sulfúrico no seu olho, ou furando cada poro do seu corpo com agulha quente, só pra ver mesmo. Matemática é masoquismo!


Hum.. quero me formar em Educação Física!
É.. muito bom! Reúne o inútil (o infiliz que prestou vestibular pra isso) ao agradável (jogar bola e vôlei).

E por aí vai..! Todas as profissões têm suas particularidades. Cabe a você se encaixar nelas ou, se não, preparar imediatamente o carrinho de picolé para sair no meio da rua, em pleno sol lascante do interior do Maranhão ou região.

                                 (Sua futura profissão, seu preguiçoso)

Finalizando, ficam as dicas a vocês, futuros sofredores profissionais; e jamais se esqueçam: O estudo é a luz do saber, e o trabalho torna a nossa alma jovem outra vez. Portanto, não economize nessa conta de luz, seus mãos de vaca, e procure manter suas almas numa idade invejável para a Hebe.


Autor: Darclilson Almeida

2 comentários: